sábado, 19 de janeiro de 2013

Salvador, "Capital da Alegria", por Cecilia Maria


Por: AS: 11:30

Como as férias estão acabando (infelizmente), resolvi postar alguma coisa sobre elas... Mas como não fiz nada nas minhas (triste realidade), pedi para minha amiga e bloguista Cécilia Maria falar um pouco sobre a viagem dela para Salvador, Bahia.


Aproximadamente 1200 km separam Teresina, capital do Piaui, de Salvador, capital da Bahia. Fomos de carro próprio; saímos as 4h da manhã e chegamos as 20h. Salvador, diferente de Teresina, é uma cidade não-projetada, o que torna o trânsito bem complicado, além das muitas ladeiras que existem na cidade. Não é o que podemos chamar de uma cidade bonita, muitos morros e favelas.
          Vale a pena conhecer o Pelourinho, principalmente quem gosta de história e coisas antigas como eu. O elevador lacerda, as igrejas, as casas estilo colonial, as fontes e a primeira Faculdade de Medicina, fundada por Dom João VI ao desembarcar Na Bahia, são pontos realmente interessantes.O centro histórico da cidade, que vem sendo restaurado devido a Copa de 2014, recebe visitantes de todo o mundo e é muito utilizado como fonte de pesquisa para alunos e professores.Ha muitos shoppings pra quem gosta de fazer compras, com uma enorme variedade de lojas e opções de lazer.
          A culinária baiana é famosa no Brasil e no mundo e há quem goste. Comidas apimentadas e com muito camarão. O povo é muito animado, dificilmente você vai encontrar um lugar "calmo" em Salvador. Sempre com um sorriso no rosto, fãs de musica e dança. É possível ver apresentações de capoeira em muitos cantos do Pelourinho. A cidade vive em festa e é quase impossível não se deixar levar pela alegria dos baianos. Pra curtir o calor não há melhor ambiente do que as praias, o mar é um pouco agitado, mas muito, muito bonito. Aos que vão a Salvador, indico a praia do Flamengo, é um pouco afastada, mas muito acolhedora, com barracas bem estruturadas.   
          Não recomendo ir de carro, devido ao trânsito conturbado da cidade, mas aos que pretendem ir dirigindo, calma, porque a estrada é muito boa (pelo menos do Piauí até la).

Quer saber mais sobre a bloguista? =)

0 comentários:

Postar um comentário